Boa noite Major! Quero lhe dizer que sua iniciativa de difundir o conhecimento em nossa área de atuação é muito louvável. Infelizmente a banca que aplicou a prova usou outra vertente para aferir os conhecimentos dos candidatos. Contuinue nos auxiliando em matérias que fazem parte do nosso dia-a-dia, pois o fato de estarmos trabalhando dentro da legalidade nos será o primeiro passo para que possamos progredir em nossa carreira.
Realmente não entendi ainda o qual interesse um policial militar deve ter sobre a lei de acesso à informação para ter uma importância de 9 questões nas 15 de atualidades. TKS Major pela força que nos deu durante os estudos.
Major queria saber porque a banca cobrou tantas questões sobre código de transito e crimes ambientais e sobre a 053 e o RDPM, lei de ingresso e lei de promoção quase não caiu nenhuma questão além do fato de não ter caido uma sequer pergunta sobre a lei de drogas.
Maj. Sinceramente, sobre atualidades, só tenho a criticar, uma vez que, onde já se viu cair 9 questões só sobre isso, ainda mais artigos em específico; eu havia lido sobre ela, mas bem superficialmente, acredito que atualidade, pelo menos na maioria dos concursos, a questão pergunta numa visão geral, uma vez que é muito conteúdo. Acabou sendo facilitada para um grupo bem restrito e que tinha certeza que iria cair isso. É a mesma coisa de pegar a lei carolina dieckmann e cobrar artigos e incisos dela, ou pegar o código penal ou administrativo e cobrar algo dele como sendo atualidade, com relação a atualidade, muito a desejar. O Sr. achou que foi justa a atualidade???
Olá ! Estou tentando achar o embasamento para a resposta da questão 61, que define "ajuda de curso". Em qual lei ou decreto devo procurar ? Q-61. Sobre a ajuda de curso é correto afirmar: a)è a indenização mensal que tem a finalidade de custear somente despesas decorrentes da participação em curso de formação fora do Estado de MS. b) Tem direito à ajuda de curso o militar estadual participante de curso de formação,especialização, habilitação ou aperfeiçoamento realizado por interesse da corporação com duração superior a seis meses. c) A concessão de ajuda de curso inviabiliza o pagamento de diarias para o deslocamento do militar estadual participante do curso. d) A ajuda de curso integra o subsidio do militar estadual participante dos cursos de formação, especialização,habilitação ou aperfeiçoamento, realizado fora do seu lugar de lotação por periodo superior a sessenta dias. e) O valor da ajuda de curso para cabos e soldados é 37% do subsidio do nivel da graduação de 3ºSargento.
Tudo bem Major!!! Major sobre as perguntas de Ajuda de Curso e Diárias ambas são da lei Complementar 127, a qual na estava no Edital não cabe recurso. Na questão 68 que se refere à Constituição Federal as alternativas não batem umas com as outras. Outro ponto da questão é o item nº 03 que se refere a diferença de salários, que na Constituição encontra-se no artigo 7º, que também não estava especificado no Edital.
E na questão de nº 69 sobre o CPPM os dois itens V e VI no CPPM se refere ao encarregado do inquérito, e mesmo que a banca considere os dois itens como certos, a questão vai ter duas respostas a letra A e B. tendo em vista que os itens I,II,IV estão corretos.
Por Gentileza de Vossa Senhoria me corrija se estiver errado.
Um colega mandou a prova para eu analisar, mas a qualidade da resolução esta precária. Mas nas questões que eu consegui ler, percebi que tem algumas com erro e outras não prevista no edital, tais como o tema de diária e ajuda de custa.
Infelizmente Maj. mais uma vez vi a oportunidade de promoção por merecimento intelectual passar, mesmo tendo estudado, cursinho, resolução de exercícios etc, não entrarei novamente. Mas uma crítica preciso fazer, a PMMS poderia pelo menos ter contratado um empresa p/ realizar a prova, ou ainda a Escola de Governo, seria mais transparente o processo seletivo, e certamente ñ direcionariam as questões de atualidades à algumas pessoas, fiz uma ótima prova e praticamente só errei sobre a Lei 12.527, principalmente pelo formato das questões. Mais uma vez obrigado pela manutenção do seu blog, que mto. me ajudou. Um abraço!!
Concordo plenamente contigo companheiro, talvez o Maj. não queira se posicionar sobre a PMMS não ter contratado uma empresa séria p/ aplicar o processo seletivo, mas eu posso expor aqui minhas opiniões, e realmente ainda vai demorar mto. p/ virmos essa PMMS tão amada por nós mudar, mudança de mentalidade demora demais. Obs. um bom exemplo do direcionamento de questões é a 36, a banca só tirou o NÃO das duas primeiras assertivas, foi preguiça ou... I - o acesso à informação classificada como sigilosa for negado (prova) o acesso à informação NÃO classificada como sigilosa for negado (Lei 12.527)
II - a decisão de negativa de acesso à informação total ou parcialmente classificada como sigilosa indicar a autoridade classificadora ou a hierarquicamente superior a quem possa ser dirigido pedido de acesso ou desclassificação (prova) a decisão de negativa de acesso à informação total ou parcialmente classificada como sigilosa NÃO indicar a autoridade classificadora ou a hierarquicamente superior a quem possa ser dirigido pedido de acesso ou desclassificação (Lei 12.527).
A PMMS e demais órgãos do estado não tem mais autonomia de elaborar provas para concurso e seleções internas para suas instituições. O governo deu essa atribuição para a SAD, que por sua vez contrata empresas particulares para confeccionar as provas.
Quem fez a prova anterior, sabe que esta foi mais fácil e melhor elaborada. Quanto forma que a banca usou para elaborar as questões, principalmente as de atualidades, foi correta pois trata-se de um processo seletivo, no qual a maioria será eliminada uma minoria selecionada e sendo assim se estava no edital tava valendo...
Olha, eu nunca vi isso. As principais e mais bem conceituadas bancas do Brasil inteiro dificilmente elaboram questões de atualidades baseadas em notícias com menos de dois meses. Não foi o que vimos nesse concurso. Outra coisa, no edital está bem claro " Atualidades: tópicos relevantes da atualidade BRASILEIRA.... Ganho de produção de gado, programa Safra.... Rodovia do Turismo é de relevância nacional??? Só pra dizer...dessas eu acertei duas, mas não concordo. Diárias...ajuda de curso??? Nem estavam previstas no edital.
DIÁRIO OFICIAL QUE CONTRATOU EMPRESA PRIVADA PARA ELABORAR A SELEÇÃO SGT PMMS: n. 8.406 CAMPO GRANDE-MS, SEXTA-FEIRA, 5 DE ABRIL DE 2013
DESPACHO DO ORDENADOR DE DESPESA Ratifico a inexigibilidade de licitação, conforme justificativa e parecer jurídico constantes no processo abaixo especificado: Processo n.º: 13/000.245/2013 Amparo Legal: Caput do Artigo 25, da Lei Federal n. 8.666, de 21 de junho de 1993 e alterações posteriores. Favorecido: Maria Emília Borges Daniel e Outros. Objeto: Contratação de serviços técnicos para elaboração, revisão, formata- ção e digitação de questões, conforme áreas estabelecidas no edital e análise e resposta aos recursos impetrados às provas escritas de conhecimentos dos Processos Seletivos Internos para Ingresso no Curso de Formação de Sargentos do Quadro de Praças do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul e para Ingresso no Curso de Formação de Sargentos do Quadro da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. Valor: R$ 12.500,00 (doze mil e quinhentos reais) Data da Ratificação: 03 de abril de 2013. THIE HIGUCHI VIEGAS DOS SANTOS Secretária de Estado de Administração AVISO DE
Vou dar uma sugestão, no próximo concurso vamos pagar para a Cespe elaborar a prova, mesmo que isso importe em cobrança para os policiais. Pois tenho certeza que a prova sera 1000 vezes melhor e mais competitiva. Essa prova estava muito estranha: Língua portuguesa fácil e legislação deixando de cobrar materias fundamentais, tais como: Lei anti-drogas, CPM, CPPM. Outra coisa por que tantas questões de Ambiental!?!?!? è uma area muito especializada, nem 10% dos policiais iram passar por ela. As questões deste site são bem mais apropriadas. Vamos abris os olhos caros amigos, estudar mais e principalmente vigiar nossos direitos e as coisas que acontecem ao nosso redor. Hj temos o Face e Blogs.
NA BOA PESSOAL, UMA PROVA COMO ESSA RIDICULARIZA NOSSA INSTITUIÇÃO, CTC-C CTC-V PURO, só favoreceu quem não estudou, é uma pena, temos hje muito profissional de segurança publico enganjado no aperfeçoamento profissional, gente preparada que ja entra sendo desmotivada com um processo seletivo tão MEDÍOCRE COMO ESSE.Obrigado ai Maj.pelos esclarecimentos e manutenção do blog, mas profissionalismo ak parece não ter vez.
Entretanto, quando a Administração necessita adquirir um bem ou contratar um determinado serviço, que possui características especiais e especificações ímpares, que apenas um fabricante ou fornecedor possua, torna-se impossível a realização de licitação, pois o universo de competidores se restringe apenas a um único participante. A regra de licitar para se obter a proposta mais vantajosa dentro de um universo de fornecedores, dá lugar à sua exceção de não licitar, pois o objeto assume uma característica de tamanha singularidade que se torna impossível realizar uma competição, em razão de que apenas um fornecedor possui o objeto almejado pela Administração."
Que características ímpares que só essa " empresa" ou só essas pessoas tem que outros não puderam concorrer? É hora da Lei de informação entrar em ação não?
MAIS UMA FEZ NAO CONSEGUIREI A PROMOÇAO, POREM TENHO A CONCIENCIA DE QUE FIZ MINHA PARTE, ESTUDEI. TDS SABEMOS QUE QUERENDO OU NAO NO BRASIL TEM SEMPRE CORRUPÇAO, MAIS UMA VEZ O PEIXES SE DERAM BEM. AGORA SO BASTA ESPERAR O PROXIMO.
Vc esta certo, vamos estudar, mas também apontar essa irregularidades, temos a internet como aliada. Se ela foi capaz de derrubar governos por que não seria capaz de mudas o sistema. Felicidades a todos.
Anteriormente o colega disse sobre essas questões da lei 12527, serem tendenciosas, concordo plenamente, não dá pra engolir 9 questões de um mesmo assunto num mar de possibilidades, parece sim algo priorisando uma minoria, lisura em processo seletivo interno, nunca vi.
BOM DIA MAJOR, GOSTARIA QUE O SENHOR LESSE A QUESTÃO 57 ELA TEM 02 QUESTÕES INCORRETAS ALTERNATIVA A) Art. 279. Em caso de acidente com vítima, envolvendo veículo equipado com registrador instantâneo de velocidade e tempo, somente o perito oficial encarregado do levantamento pericial poderá retirar o disco ou un A outra é a alternativa c) Art. 165. Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência, na resolução 206 Contran tem o percentual para ser aplicada as penalidades e não com qualquer concentração como esta na pergunta.
Amigão, acredito que essa última está correta, pois aplicar as penalidades (multa por exemplo) ocorrerá com qualquer quantidade no sangue ou no bafômetro, neste último caso desconsiderando a margem de erro do aparelho. Para ser enquadrado no crime aí sim deve ser acima de 0,3 no bafômetro e 0,6 no exame de sangue. Acredito que seja isso.
A resposta "c" está correta, conforme se vê no Art. 276 do CTB: "Qualquer concentração de álcool por litro de sangue ou por litro de ar alveolar sujeita o condutor às penalidades previstas no art. 165".
Questão 63 - Nesta questão o item "V" é falsa (É considerado desaparecido o policial militar que por mais de 24 horas consecutivas...) por exclusão seria a alternativa "B" a resposta, pois é a unica com falsa no final , no entanto também nao bate.
é complicado todos estavam ciente que ia cair cpm e cppm estatuto da pm rdpm e cair nove questão da lei de informação ainda dentro de atualidades e ainda pior cair artigos especifico até no cursinho foi dito que não era para decorar artigo e sim sua aplicabilidade agora temos que mudar o foco e a maneia de estudar decorar artigos e ainda cair materia que não estava especificado no edital nunca fiz uma prova tão mau elaborada que nem essa.
Todos nós sabemos que instituições estaduais que organizam concursos tem por característica cobrar apenas o que está escrito "seco" nas normas. Agora, o que não estava no edital foi erro, logo terão que anular as questões.
NA BOA PESSOAL, UMA PROVA COMO ESSA RIDICULARIZA NOSSA INSTITUIÇÃO, CTC-C CTC-V PURO, só favoreceu quem não estudou, é uma pena, temos hje muito profissional de segurança publico enganjado no aperfeçoamento profissional, gente preparada que ja entra sendo desmotivada com um processo seletivo tão MEDÍOCRE COMO ESSE.Obrigado ai Maj.pelos esclarecimentos e manutenção do blog, mas profissionalismo ak parece não ter vez.
A questão nº 19 tem um erro grosseiro. na letra C em vez de estar escrito objeto direto, esta escrito objeto direito. Major queria saber se esta questão cabe anulação.
A questão nº 63 não tem opção de resposta que encaixe, pois a resposta seria F V F F F. Pois o item I é falso pois a irmã do PM que for separada judicialmente ou divorciada e que não receba remuneração só é considerada sua dependente, desde que viva sob a dependência econômica e quando expressamente declarados na organização policial-militar competente, conforme artigo 47, paragrafo 3º, letra G da lei 053 O item II é verdadeiro, conforme artigo 47, inciso XXVI da lei 053. O item III é falso, poi é a pessoa que viva, no minimo, há 05 anos, e não a 02 anos como esta na prova, conforme artigo 47, paragrafo 3º, letra i da lei 053. O item IV é falso pois na prova fala que o policial promovido em ressarcimento de preterição ficará sempre na situação de excedente, e na lei 053 no art. 81, inciso IV diz: Excedente é a situação transitória a que automaticamente, passa o policial-militar que: sendo o mais moderno de sua respectiva escala hierárquica, ultrapassa o efetivo de seu quadro, em virtude de promoção de outro policial-militar, em ressarcimento e preterição. O item V é falso pois na prova esta é considerado desaparecido o policial militar que por mais de 24 horas consecutivas.....e na verdade é considerado ausente o policial militar que por mais de 24 horas......., conforme artigo 82, inciso I e II da lei 053. Portanto a sequencia correta é F V F F F, e esta sequencia não tem em nenhuma opção de resposta. Com certeza esta questão tem que ser anulada.
corrigi a minha e na correção parcial acertei 55, será se entro também? vamos fazer um post aqui no blog com as notas após o gabarito para termos noção da classificação!!!
ACREDITO QUE FUI BEM. SE PASSAR DAREI GRAÇAS A DEUS, MAS ESPERO NÃO ENCONTRAR UMA PROVA MAL ELABORADA COMO ESSA NUNCA MAIS NA MINHA VIDA. ATÉ ENVERGONHA A GENTE. ESTÃO ACHANDO QUE POLICIAL É BURRO???
Major gostaria que se fosse possível o Senhor analisasse o meu comentário e respondesse. A questão nº 69 dizia no enunciado: considere e analise as seguintes providências que o oficial responsável por comando, direção ou chefia, ou aquele que o substitua ou esteja de dia, de serviço ou de quarto, deverá, se possível, tomar logo que tiver conhecimento da prática de infração penal militar. Depois perguntava quais estavam apenas corretas, sendo que tinha o item I, II, III, IV, V e VI para analisar. No entanto de acordo com o codigo processo penal militar no artigo 10, paragrafo 2º e artigo 12, letras a, b, c, d estão corretas os itens I, II, III e IV da prova, porém não tem nenhuma opção de resposta na prova com essa sequencia, logo não tem nenhuma resposta que encaixe, e na minha opinião tem que ser anulada.
Pelas minhas contas acertei 61!!! alguém sabe de casa ou kitinet para alugar próximo ao cefap??? vou ter que levar minha familia pra cg, sou de ipezal e tenho 5 filhos, não consigo ficar longe das crianças!!!
Éh, pelo visto o jeito vou ter começar a vender cachorro quente na feira central nas horas de folga para complementar a renda, sem aumento e acertando apenas 29 questões não dá nem pra ser jogador de futebol!!!
mas fique tranquilo, que tem um monteee de colega aí que no concurso de oficial disse que tinha acertado tudo e mais um pouco e nem foi chamado pro físico.. são os espertões... mas com essa note realmente não vai dar! mas a média não vai ficar alta!!!!!
É lamentável, pois o que caiu a respeito do CPPM diz respeito a parte concernente aos oficiais. O que caiu da Lei Maria da Penha, bem como a Lei dos Crimes Ambientais é parte da aplicação da lei atinente ao juiz de direito. O que aconteceu é que a área de autuação do cabo e do soldado ficou esquecida. Parece que é mais importante saber a lei de acesso a informação que saber de assuntos mais pertinentes a nossa atividade fim... Desse jeito não há nem por que exigir muito das praças que estão atuando na rua, pois é dado muito mais valor às coisas que em comparação com exercício da atividade de segurança pública são quase que fúteis....
se todas essas indagações forem verídicas, com certeza terá, por baixo, umas 10 questões anuladas, principalmente devido aos erros e a mau elaboração das questões. Um exemplo é a questão nº62 que pede a INCORRETA e me parece q só tem corretas, me corrijam se eu estiver errado!
é verdade...na Q.62,todas estão corretas de acordo com o Art.7º do Estatuto. Porém, a letra 'e' está incompleta-mas sem tem dados incorretos-e eles podem considerar essa como resposta...
o que acontece é que a letra "E" está de acordo apenas com o paragrafo 3º do Art. 7º, e a letra "B" está combinando os parágrafos 3º e 4º do Art. 7º, portanto a letra "E" não está incompleta, logo todas as alternativas estão corretas. Na questão pede a incorreta e não tem incorreta na questão! Tem q ser anulada!!!
Segundo a LC nº 127/08: Art. 2º Para efeito de aplicação desta Lei, serão observadas as seguintes interpretações para as expressões abaixo:
I - subsídio: é a parcela única devida aos servidores das carreiras Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, sobre a qual é vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória, nos termos desta Lei; ... III - remuneração: é o subsídio acrescido das verbas indenizatórias e de eventual parcela constitucional de irredutibilidade; Ou seja, segundo a lei, não é a mesma coisa. Resposta incorreta: b)
Gostaria de saber a opinião dos colegas sobre a palavra DESAGRADÁVEL da pergunta 14 que segundo a opção de resposta se trata de uma PARASSÍNTESE, porém na minha analise se trata de uma DERIVAÇÃO PREFIXAL-Sufixal, palavras que podem ser retiradas o prefixo ou sufixo e mesmo assim continua tendo sentido. (desagrada ou agradável)
maj. fugindo um pouco do assunto da prova, o sr. sabe como funciona a questão de promoção na metade do intersticio por conta do claro?? se a administração determina ou deve ser provocada?? obrigado
Major me tire uma dúvida na questão 52 de acordo com o gabarito a alternativa correta seria a B afirmativas II,III e IV, mas a afirmativa II diz que o contran os órgãos PRF e PM compõe o sistema nacional de transito, sendo assim a afirmativa III estaria errada pois, diz que o contran não possui representante da policia militar, sendo a única alternativa restante a alternativa E que seria II e V, pois a afirmativa V está correta pois são as CETRAN que estabelecem as diretrizes da JARI, O senhor entende que caberia anulação da questão?
Amigo, uma fala do Sistema Nacional de Trânsito, a outra fala do Contran que faz parte dele e realmente não possui representante da PM, está correta essa, infelizmente...
esse povo que quando a pessoa quer entrar contra a questão fica tirando a pila é por que acertou amigo se vc acha q esta errada entra e deixa a banca julgar
QUESTÃO 68= item III que apresenta a seguinte redação “É proibido a diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil.”, tal item cita o inciso XXX do artigo 7º Capítulo II Dos Direitos Sociais da da CF de 1988, este artigo por sua vez não consta do rol das matérias do edital n. 1/2013/SAD/SEJUSP/PM3/PMMS, parte de Suficiência Policial Militar.
Aí...Marcelo eu também, achei esse erro na questão e já fiz o recurso na internet, vamos fazer, quanto mais recursos fundamentados, maiores as chances de anularem as questões.
Aqui em Dourados mais de 15 pessoas acertaram acima de 57 questões, dois acertaram 64 e 01 acertou 65 ... vamos esperar o resultado final. Parabéns ao pessoal de Dourados, até que enfim o interior foi bem.
O engraçado é q falei com dois amigos meus de Dourados e eles disseram que os que fizeram mais ai acertaram 57 e 55 questões e os demais entre 38 e 45 ...agora 15 acertarem 57 coloca o nome de pelo menos 3 deles ai p consultarmos o espelho do gabarito no site do concurso
A 62 COM CERTEZA ESTÁ ERRADO O GABARITO POIS NA LC 053 QUEM FICAR AGREGADO AO RESPCTIVO QUADRO É O MILITAR CONVOCADO SOMENTE. OU SEJA A RESPOSTA SERIA LETRA A E NÃO A LETRA B QUE É A MAIS CORRETA.
A letra b) diz subsídio e na lei está remuneração. Sabemos que embora para os meros mortais isso seja a mesma coisa, para nós militares são coisas distintas, logo, tanto a letra a) quanto a b) estão incorretas, ou seja, possui duas alternativas para a mesma questão.
QUESTÃO 10= A alternativa correta é CITAÇÃO DIRETA e não discurso direto, pois: O discurso é direto quando são as personagens que falam. As falas do personagem-narrador são interrompidas na narrativa, põe-se então em cena as falas cedendo-lhes a palavra, REPRODUZIDAS INTEGRALMENTE E INTRODUZIDAS POR TRAVESSÃO. No discurso direto existe a característica da reprodução fiel da fala do personagem. No discurso direto, a fala do personagem é, via de regra, acompanhada por um verbo de elocução, seguido de dois-pontos. Verbo de elocução é o verbo que indica a fala do personagem: dizer, falar, responder, indagar, perguntar, retrucar, afirmar, etc.
Colega, na questão 10, se a questão diz respeito às aspas, como sinal de pontuação, qualquer tipo de citação vai entre aspas. Já, se disser respeito apenas ao conteúdo das aspas (citação e discurso) tal não foi exigido pelo edital, uma vez que diz respeito à matéria de redação ou texo. A única coisa que o edital menciona de texto é coesão e coerência textual..mais uma que não se encontra no edital.
Não lembro que número é a questão mais é a que se refere ao novo acordo ortográfico (ifem), tanto a palavra guarda chuva como interlocucão são escritas sem o emprego do ifem, portanto ha duas erradas.Ou eu estou errado?
O certo é HÍFEN. GUARDA-CHUVA: Usa-se hífen nas palavras compostas comuns, sem preposições, quando o primeiro elemento for substantivo, adjetivo, verbo ou numeral. INTERLOCUÇÃO: Com os prefixos HIPER, INTER e SUPER, só haverá hífen se a palavra seguinte começar por “h” ou “r” (essa regra não foi alterada).
O edital cobrou a LC 053 e suas alterações, mas perceba que na LC 127 seu texto vai alterar o estatuto apenas do art 31 para frente, ou seja, o assunto diária e ajuda de custo estão prevista em art da LC 127 que não influenciaram no estatuto (estão antes do art 31). Vejo que ocorreu um engano de quem confeccionou a prova, pois cobraram assuntos que estavam exclusivo na LC 127 que não estava previsto no edital.
QUESTÃO Nº 42 - Na assertiva I que diz: “A lei penal brasileira prevê cinco tipos de prisão: temporária, preventiva, em flagrante, para execução de pena e civil do não pagador de pensão alimentícia”. Tal assertiva encontra-se correta, pois o Manual do Operador de Segurança Pública traz essas previsões em seu texto na pág. 305. Porém no manual diz que além desses cinco tipos de prisão existe mais uma, totalizando seis, que é a prisão preventiva para fins de extradição civil. No entanto, houve uma má elaboração na formulação da assertiva I, pois deveria trazer em seu texto, como exemplo, o seguinte: “ A lei penal brasileira prevê APENAS cinco tipos de prisão: ...” ou “A lei penal brasileira prevê SOMENTE cinco tipos de prisão: ...”. Como não foram usadas as expressões “APENAS” ou “SOMENTE” a assertiva I torna-se uma verdade, uma afirmativa correta, pois realmente são previstos aqueles tipos de prisões no Manual do Operador de Segurança Pública e na lei penal brasileira. Diante da situação a resposta correta seria então V-V-F-F, não tendo alternativa correspondente. Pelo exposto, peço a anulação da questão.
MAJ. O brigado por ter esclarecido minha dúvida na questão 61 – que tratou da LC 127, ocorre que ao meu ver, Maj. O mesmo ERRO também aconteceu na questão 67, pois a resposta apresentada pelo gabarito, opções IV e V – como corretas, são respectivamente Art. 14, § 4 e Art. 16,I da LC 127, lei complementar essa, que não constou do edital do presente concurso. E portanto deve que ser ANULADA.
A questão em tela é de matéria não exigida no edital - ANEXO I AO EDITAL n. 1/SAD/SEJUSP/PMS/PMMS/2013 - Conteúdo Programático. Tendo em vista que as afirmativas da questão estão previstas integralmente apenas na Lei Complementar nº 127, de 15 de maio de 2008 (publicado no DO nº 7.214 de 16 de maio de 2008), em seu Art.16. O edital prevê: “f) Do estatuto da PMMS - Lei Complementar n. 53 de 30 de agosto de 1990 e suas alterações”, onde suas alterações indica o texto modificado na sua própria estrutura, ou seja, na estrutura da LC nº 053/90.
Solicito o cancelamento da questão, haja vista a não previsão da matéria em edital.
Lei Complementar nº 127, de 15 de maio de 2008 (publicado no DO nº 7.214 de 16 de maio de 2008), "Art. 16. Não será devida diária quando: I - a distância entre a localidade de origem e a de destino for igual ou inferior a vinte quilômetros; II - a movimentação do militar estadual tiver por finalidade a mudança da sede de exercício e ou de residência; III - o deslocamento for para a participação em curso que assegure a concessão de ajuda de curso; IV - as despesas de hospedagem, alimentação e locomoção urbana forem atendidas por terceiros ou por outros meios da administração pública."
Um PM questionou essa questão com um certo oficial, e ele disse que no Edital estava escrito: A LC 53 e suas alterações. Fiquei abismado, pq os artigos da LC 127 que alteram, revogam e acrescentam artigos na LC 053 são apenas os de n. 31, 38 e 39. O restante da LC 127 trata de assunto diverso. Isso pode ser claramente visto quando a LC 053 é consultada no site ms.gov.br, mas se a opinião do oficial valer, estamos lascados mesmo. Isso é como Emenda Constitucional, altera a Constituição Federal mas dá outros provimentos que não a alteram. Difícil pra algumas pessoas entenderem isso, né??? Tão simples!
Com certeza teremos questões anuladas, pois tivemos itens cobrados que não estavam no edital, questões sem opção de respostas, dentre outros erros. Mas acredito que no mínimo umas 5 questões serão anuladas. No concurso do TJMS do ano passado que também foi organizado por um instituto estadual existiu umas 15 questões mal formuladas, mas somente 5 foram anuladas, ou seja, o candidato além do estudo tem que torcer que elaborem corretamente as questões.
MJ DA UMA OLHADA NA QUESTAO 62 E VERIFICA SE NAO TEM ERRO NELA. POIS O MILITAR DA RESERVA Q VOLTAR COMO CONVOCADO FICA AGREGADO E EH PROMOVIDO POR BRAVURA E POST MORTEN NEH..DA UMA OLHADA POR. FAVOR.
É pra acaba com o Piqui do Goiás, eu também tava achando , que tinha feito prova pro cfs e não para vistoriar carro..................., quando eu penso que já vi tudo , sempre tem mais uma pérola llllll
Pelo nível de dificuldade e por a prova estar muito mal elaborada, acredito que 45 questões será a nota de corte dos quarenta primeiros, isso contando com as que vão cancelar e o 01 passará com 55 ou 56, também já contando com as que vão cancelar. rs..acredito nisso...margem de erro pra menos.
No 7 BPM (na sua área )acima de 40 questões teve uns 18 PMs e nao teve acima de 50 Questões / No 11 BPM (na sua area) teve acima de 40 qts uns 12 e uns 2 PMs acima de 50 qts .....Alguém sabe de outros batalhões???? Vamos divulgar por áreas.....
Tinha que aumentar essas vagas, é muito pouco, uma galera ficou nos 40 e poucos, a briga vai ser feia e será resolvida apenas com o gabarito final, isso se tiver como as pessoas querem(pelo menos umas 4 anuladas), se não, é justiça contra o gabarito e aí quero ver até onde vai ;D Pelo que vejo é assim, vários reprovaram, vários fizeram menos de 40, vários fizeram de 40 a 48 e poucos fizeram de 50 prá cima. Por enquanto garantido mesmo só os acima de 50... Apesar que acho que a média de corte será nos 40 e poucos pelo andar da carruagem, DEUS ajude ;D
SERÁ QUE ALGUÉM ENTROU COM RECURSO NA QUESTÃO 45, ONDE NA PROVA DIZ QUE A PENA SERA AUMENTADA AO TRIPLO PARA O AGENTE QUE MATAR,...SE O CRIME DECORRE DO EXERCÍCIO DA CAÇA PROFISSIONAL, E NA LEI AMBIENTAL DIZ A PENA É AUMENTADA ATÉ O TRIPLO, ONDE HA UM ERRO NA PROVA AFIRMANDO QUE SERA E NA LEI DIZ QUE PODERÁ. NA MINHA OPINIÃO ACHO QUE CABERIA RECURSO.
Mas amigo, a única vez que aparece a palavra "triplicada" na Lei Ambiental é quanto à caça profissional. Mesmo quem entrar com recurso, tem pouquíssima chance desta questão ser cancelada. Um será ou um poderá não fará a banca recuar, pelo menos penso assim...
Pessoal, nunca erro..a galera ta contando cm as canceladas. A nota de corte,ficará nos 47 e a nota dos cinco primeiros, no máximo, em torno de 55 a 56...Mas isso contando com as canceladas..rs
Pessoal, o que acontece na questão 24 é simples. Antes de numeral não ocorre crase mesmo, com exceção de horas ok. Porém a expressão "à distância de" está subentendida como nos exemplos: frango à passarinho e fui à 13 de novembro. O que acontece aí é simples, a expressão "à moda de" e a palavra rua estão subentendidas. Um exemplo claro pra perceber isso é o seguinte, a placa quer dizer que a lombada está à distância de 100 metros e não que a lombada está aos 100 metros, ou que a lombada está ao um metro. Na verdade, a lombada etá à distância de um metro. Note que o exemplo de um metro fica mais claro...Acho que eles não anulam essa não,porque é muito pra cabecinha de quem fez essa prova.
Sim, entrei com recurso nela por isso mesmo, mas sem bibliografia eles nem olham e isso não encontrei em livro algum. Estava vendo o edital agora e lá consta que os recursos serão analisados pela SAD ou seja, são um pé no saco, até se você quiser olhar seu cartão resposta você tem que entrar com advogado...
SD ARAUJO, quanto a questão 24, sugiro que vc acesse o blog que segue abaixo para esclarecer sua dúvida, de que nesse caso realmente não ocorre crase. http://www.naotemcrase.com/2010/08/obras-500-metros.html
É questão de tempo para colocarem esse exemplo em gramáticas. Mas já to adiantando para aqueles que gostam da lingua portuguesa e tentam entendê-la, pois quando pegarem uma prova bem elaborada, podem se surpreender. Saber que antes de numeral não tem crase, qualquer um decoreba sabe, todavia não é o que acontece nessa questão.
Gabarito preliminar de Atualidades do Concurso Sgt 2013: 26-E; 27-A; 28-C; 29-B; 30-A; 31-E; 32-B; 33-D; 34-A; 35-B; 36-D; 37-E; 38-A; 39-B; 40-D. Errei 5...
ResponderExcluirNa 30 eu coloquei A, mas lendo ontem acho que a correta é a C.
ExcluirRicardo eu coloquei 40-E,porque a entidade é privada não pública.
ExcluirBoa noite Major! Quero lhe dizer que sua iniciativa de difundir o conhecimento em nossa área de atuação é muito louvável. Infelizmente a banca que aplicou a prova usou outra vertente para aferir os conhecimentos dos candidatos. Contuinue nos auxiliando em matérias que fazem parte do nosso dia-a-dia, pois o fato de estarmos trabalhando dentro da legalidade nos será o primeiro passo para que possamos progredir em nossa carreira.
ResponderExcluirValeu pelo agradecimento!!!!Esse blog é o local destinado para trocarmos conhecimento....
ExcluirRealmente não entendi ainda o qual interesse um policial militar deve ter sobre a lei de acesso à informação para ter uma importância de 9 questões nas 15 de atualidades. TKS Major pela força que nos deu durante os estudos.
Excluirricardo eu tambem errei 5, rss
ResponderExcluireu errei 03
ResponderExcluirMajor queria saber porque a banca cobrou tantas questões sobre código de transito e crimes ambientais e sobre a 053 e o RDPM, lei de ingresso e lei de promoção quase não caiu nenhuma questão além do fato de não ter caido uma sequer pergunta sobre a lei de drogas.
ResponderExcluirEles precisavam de questões diferenciadas, todos se concentraram no CPM, CPPM. Todos estavam afiados em crimes militares e promoções.
ResponderExcluirDuas erradas...
ResponderExcluirMaj. Sinceramente, sobre atualidades, só tenho a criticar, uma vez que, onde já se viu cair 9 questões só sobre isso, ainda mais artigos em específico; eu havia lido sobre ela, mas bem superficialmente, acredito que atualidade, pelo menos na maioria dos concursos, a questão pergunta numa visão geral, uma vez que é muito conteúdo. Acabou sendo facilitada para um grupo bem restrito e que tinha certeza que iria cair isso. É a mesma coisa de pegar a lei carolina dieckmann e cobrar artigos e incisos dela, ou pegar o código penal ou administrativo e cobrar algo dele como sendo atualidade, com relação a atualidade, muito a desejar. O Sr. achou que foi justa a atualidade???
ResponderExcluirOlá ! Estou tentando achar o embasamento para a resposta da questão 61, que define "ajuda de curso". Em qual lei ou decreto devo procurar ?
ResponderExcluirQ-61. Sobre a ajuda de curso é correto afirmar:
a)è a indenização mensal que tem a finalidade de custear somente despesas decorrentes da participação em curso de formação fora do Estado de MS.
b) Tem direito à ajuda de curso o militar estadual participante de curso de formação,especialização, habilitação ou aperfeiçoamento realizado por interesse da corporação com duração superior a seis meses.
c) A concessão de ajuda de curso inviabiliza o pagamento de diarias para o deslocamento do militar estadual participante do curso.
d) A ajuda de curso integra o subsidio do militar estadual participante dos cursos de formação, especialização,habilitação ou aperfeiçoamento, realizado fora do seu lugar de lotação por periodo superior a sessenta dias.
e) O valor da ajuda de curso para cabos e soldados é 37% do subsidio do nivel da graduação de 3ºSargento.
Essa questão é da Lei Complementar 127, que não estava previsto no Edital., cabe anulação da questão.
ExcluirTudo bem Major!!! Major sobre as perguntas de Ajuda de Curso e Diárias ambas são da lei Complementar 127, a qual na estava no Edital não cabe recurso.
ResponderExcluirNa questão 68 que se refere à Constituição Federal as alternativas não batem umas com as outras. Outro ponto da questão é o item nº 03 que se refere a diferença de salários, que na Constituição encontra-se no artigo 7º, que também não estava especificado no Edital.
E na questão de nº 69 sobre o CPPM os dois itens V e VI no CPPM se refere ao encarregado do inquérito, e mesmo que a banca considere os dois itens como certos, a questão vai ter duas respostas a letra A e B. tendo em vista que os itens I,II,IV estão corretos.
Por Gentileza de Vossa Senhoria me corrija se estiver errado.
Bom dia,
ExcluirUm colega mandou a prova para eu analisar, mas a qualidade da resolução esta precária. Mas nas questões que eu consegui ler, percebi que tem algumas com erro e outras não prevista no edital, tais como o tema de diária e ajuda de custa.
O colega tem razão... Já entrei com recurso nesta questão.
ExcluirInfelizmente Maj. mais uma vez vi a oportunidade de promoção por merecimento intelectual passar, mesmo tendo estudado, cursinho, resolução de exercícios etc, não entrarei novamente. Mas uma crítica preciso fazer, a PMMS poderia pelo menos ter contratado um empresa p/ realizar a prova, ou ainda a Escola de Governo, seria mais transparente o processo seletivo, e certamente ñ direcionariam as questões de atualidades à algumas pessoas, fiz uma ótima prova e praticamente só errei sobre a Lei 12.527, principalmente pelo formato das questões. Mais uma vez obrigado pela manutenção do seu blog, que mto. me ajudou. Um abraço!!
ResponderExcluirConcordo plenamente contigo companheiro, talvez o Maj. não queira se posicionar sobre a PMMS não ter contratado uma empresa séria p/ aplicar o processo seletivo, mas eu posso expor aqui minhas opiniões, e realmente ainda vai demorar mto. p/ virmos essa PMMS tão amada por nós mudar, mudança de mentalidade demora demais.
ExcluirObs. um bom exemplo do direcionamento de questões é a 36, a banca só tirou o NÃO das duas primeiras assertivas, foi preguiça ou...
I - o acesso à informação classificada como sigilosa for negado (prova)
o acesso à informação NÃO classificada como sigilosa for negado (Lei 12.527)
II - a decisão de negativa de acesso à informação total ou parcialmente classificada como sigilosa indicar a autoridade classificadora ou a hierarquicamente superior a quem possa ser dirigido pedido de acesso ou desclassificação (prova)
a decisão de negativa de acesso à informação total ou parcialmente classificada como sigilosa NÃO indicar a autoridade classificadora ou a hierarquicamente superior a quem possa ser dirigido pedido de acesso ou desclassificação (Lei 12.527).
A PMMS e demais órgãos do estado não tem mais autonomia de elaborar provas para concurso e seleções internas para suas instituições. O governo deu essa atribuição para a SAD, que por sua vez contrata empresas particulares para confeccionar as provas.
ExcluirQuem fez a prova anterior, sabe que esta foi mais fácil e melhor elaborada. Quanto forma que a banca usou para elaborar as questões, principalmente as de atualidades, foi correta pois trata-se de um processo seletivo, no qual a maioria será eliminada uma minoria selecionada e sendo assim se estava no edital tava valendo...
ResponderExcluirOlha, eu nunca vi isso. As principais e mais bem conceituadas bancas do Brasil inteiro dificilmente elaboram questões de atualidades baseadas em notícias com menos de dois meses. Não foi o que vimos nesse concurso. Outra coisa, no edital está bem claro " Atualidades: tópicos relevantes da atualidade BRASILEIRA....
ExcluirGanho de produção de gado, programa Safra.... Rodovia do Turismo é de relevância nacional??? Só pra dizer...dessas eu acertei duas, mas não concordo.
Diárias...ajuda de curso??? Nem estavam previstas no edital.
pelo jeito vc sabia....rs
Excluirafinal quem elaborou a prova....
ResponderExcluirDIÁRIO OFICIAL QUE CONTRATOU EMPRESA PRIVADA PARA ELABORAR A SELEÇÃO SGT PMMS: n. 8.406 CAMPO GRANDE-MS, SEXTA-FEIRA, 5 DE ABRIL DE 2013
ResponderExcluirDESPACHO DO ORDENADOR DE DESPESA
Ratifico a inexigibilidade de licitação, conforme justificativa e parecer jurídico constantes no processo abaixo especificado:
Processo n.º: 13/000.245/2013
Amparo Legal: Caput do Artigo 25, da Lei Federal n. 8.666, de 21 de junho de 1993
e alterações posteriores.
Favorecido: Maria Emília Borges Daniel e Outros.
Objeto: Contratação de serviços técnicos para elaboração, revisão, formata-
ção e digitação de questões, conforme áreas estabelecidas no edital
e análise e resposta aos recursos impetrados às provas escritas de
conhecimentos dos Processos Seletivos Internos para Ingresso no
Curso de Formação de Sargentos do Quadro de Praças do Corpo de
Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul e para Ingresso no Curso
de Formação de Sargentos do Quadro da Polícia Militar de Mato
Grosso do Sul.
Valor: R$ 12.500,00 (doze mil e quinhentos reais)
Data da
Ratificação: 03 de abril de 2013.
THIE HIGUCHI VIEGAS DOS SANTOS
Secretária de Estado de Administração
AVISO DE
Vou dar uma sugestão, no próximo concurso vamos pagar para a Cespe elaborar a prova, mesmo que isso importe em cobrança para os policiais. Pois tenho certeza que a prova sera 1000 vezes melhor e mais competitiva. Essa prova estava muito estranha: Língua portuguesa fácil e legislação deixando de cobrar materias fundamentais, tais como: Lei anti-drogas, CPM, CPPM. Outra coisa por que tantas questões de Ambiental!?!?!? è uma area muito especializada, nem 10% dos policiais iram passar por ela. As questões deste site são bem mais apropriadas. Vamos abris os olhos caros amigos, estudar mais e principalmente vigiar nossos direitos e as coisas que acontecem ao nosso redor. Hj temos o Face e Blogs.
ExcluirNA BOA PESSOAL, UMA PROVA COMO ESSA RIDICULARIZA NOSSA INSTITUIÇÃO, CTC-C CTC-V PURO, só favoreceu quem não estudou, é uma pena, temos hje muito profissional de segurança publico enganjado no aperfeçoamento profissional, gente preparada que ja entra sendo desmotivada com um processo seletivo tão MEDÍOCRE COMO ESSE.Obrigado ai Maj.pelos esclarecimentos e manutenção do blog, mas profissionalismo ak parece não ter vez.
Excluir"Inexigibilidade de Licitação
ExcluirEntretanto, quando a Administração necessita adquirir um bem ou contratar um determinado serviço, que possui características especiais e especificações ímpares, que apenas um fabricante ou fornecedor possua, torna-se impossível a realização de licitação, pois o universo de competidores se restringe apenas a um único participante. A regra de licitar para se obter a proposta mais vantajosa dentro de um universo de fornecedores, dá lugar à sua exceção de não licitar, pois o objeto assume uma característica de tamanha singularidade que se torna impossível realizar uma competição, em razão de que apenas um fornecedor possui o objeto almejado pela Administração."
Que características ímpares que só essa " empresa" ou só essas pessoas tem que outros não puderam concorrer? É hora da Lei de informação entrar em ação não?
eu acho que, quem fizer acima de 52 tá na briga
ResponderExcluirMAIS UMA FEZ NAO CONSEGUIREI A PROMOÇAO, POREM TENHO A CONCIENCIA DE QUE FIZ MINHA PARTE, ESTUDEI. TDS SABEMOS QUE QUERENDO OU NAO NO BRASIL TEM SEMPRE CORRUPÇAO, MAIS UMA VEZ O PEIXES SE DERAM BEM. AGORA SO BASTA ESPERAR O PROXIMO.
ResponderExcluirVc esta certo, vamos estudar, mas também apontar essa irregularidades, temos a internet como aliada. Se ela foi capaz de derrubar governos por que não seria capaz de mudas o sistema. Felicidades a todos.
ExcluirEsperar o próximo ou mudar o foco..
ResponderExcluirAnteriormente o colega disse sobre essas questões da lei 12527, serem tendenciosas, concordo plenamente, não dá pra engolir 9 questões de um mesmo assunto num mar de possibilidades, parece sim algo priorisando uma minoria, lisura em processo seletivo interno, nunca vi.
ResponderExcluirmajor quantas questoes o senhor verificou que a erro ou nao esta prevista no edital?
ResponderExcluirLegislação que regulamenta as diárias e ajuda de custo, lei complementar 127.
ResponderExcluirNum estava previsto no edital, cabe recurso?
ExcluirBOM DIA MAJOR, GOSTARIA QUE O SENHOR LESSE A QUESTÃO 57 ELA TEM 02 QUESTÕES INCORRETAS ALTERNATIVA A) Art. 279. Em caso de acidente com vítima, envolvendo veículo equipado com registrador instantâneo de velocidade e tempo, somente o perito oficial encarregado do levantamento pericial poderá retirar o disco ou un A outra é a alternativa c) Art. 165. Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência, na resolução 206 Contran tem o percentual para ser aplicada as penalidades e não com qualquer concentração como esta na pergunta.
ResponderExcluirAmigão, acredito que essa última está correta, pois aplicar as penalidades (multa por exemplo) ocorrerá com qualquer quantidade no sangue ou no bafômetro, neste último caso desconsiderando a margem de erro do aparelho. Para ser enquadrado no crime aí sim deve ser acima de 0,3 no bafômetro e 0,6 no exame de sangue. Acredito que seja isso.
ExcluirA resposta "c" está correta, conforme se vê no Art. 276 do CTB: "Qualquer concentração de álcool por litro de sangue ou por litro de ar alveolar sujeita o condutor
Excluiràs penalidades previstas no art. 165".
Questão 63 - Nesta questão o item "V" é falsa (É considerado desaparecido o policial militar que por mais de 24 horas consecutivas...) por exclusão seria a alternativa "B" a resposta, pois é a unica com falsa no final , no entanto também nao bate.
ResponderExcluirsenho major fora essas que nao estao no edital tem mais alguma que tem erro
ResponderExcluirEu não tive acesso a prova!!!
Excluiré complicado todos estavam ciente que ia cair cpm e cppm estatuto da pm rdpm e cair nove questão da lei de informação ainda dentro de atualidades e ainda pior cair artigos especifico até no cursinho foi dito que não era para decorar artigo e sim sua aplicabilidade agora temos que mudar o foco e a maneia de estudar decorar artigos e ainda cair materia que não estava especificado no edital nunca fiz uma prova tão mau elaborada que nem essa.
ResponderExcluirTodos nós sabemos que instituições estaduais que organizam concursos tem por característica cobrar apenas o que está escrito "seco" nas normas. Agora, o que não estava no edital foi erro, logo terão que anular as questões.
ExcluirNA BOA PESSOAL, UMA PROVA COMO ESSA RIDICULARIZA NOSSA INSTITUIÇÃO, CTC-C CTC-V PURO, só favoreceu quem não estudou, é uma pena, temos hje muito profissional de segurança publico enganjado no aperfeçoamento profissional, gente preparada que ja entra sendo desmotivada com um processo seletivo tão MEDÍOCRE COMO ESSE.Obrigado ai Maj.pelos esclarecimentos e manutenção do blog, mas profissionalismo ak parece não ter vez.
Excluirprimeira prova para cfs q faço e estou muito decepcionado!!!
ResponderExcluiressa prova deveria ser anulada e contratar outra instituição, pois essa prova foi totalmente mal elaborada...
ResponderExcluirA questão nº 19 tem um erro grosseiro. na letra C em vez de estar escrito objeto direto, esta escrito objeto direito. Major queria saber se esta questão cabe anulação.
ResponderExcluirGrafia errada e não existindo outra alternativa a questão tem que ser anulada.
Excluirgabaritei atualidades...passei
ResponderExcluirA questão nº 63 não tem opção de resposta que encaixe, pois a resposta seria F V F F F. Pois o item I é falso pois a irmã do PM que for separada judicialmente ou divorciada e que não receba remuneração só é considerada sua dependente, desde que viva sob a dependência econômica e quando expressamente declarados na organização policial-militar competente, conforme artigo 47, paragrafo 3º, letra G da lei 053
ResponderExcluirO item II é verdadeiro, conforme artigo 47, inciso XXVI da lei 053.
O item III é falso, poi é a pessoa que viva, no minimo, há 05 anos, e não a 02 anos como esta na prova, conforme artigo 47, paragrafo 3º, letra i da lei 053.
O item IV é falso pois na prova fala que o policial promovido em ressarcimento de preterição ficará sempre na situação de excedente, e na lei 053 no art. 81, inciso IV diz: Excedente é a situação transitória a que automaticamente, passa o policial-militar que: sendo o mais moderno de sua respectiva escala hierárquica, ultrapassa o efetivo de seu quadro, em virtude de promoção de outro policial-militar, em ressarcimento e preterição.
O item V é falso pois na prova esta é considerado desaparecido o policial militar que por mais de 24 horas consecutivas.....e na verdade é considerado ausente o policial militar que por mais de 24 horas......., conforme artigo 82, inciso I e II da lei 053. Portanto a sequencia correta é F V F F F, e esta sequencia não tem em nenhuma opção de resposta.
Com certeza esta questão tem que ser anulada.
Também percebi esse erro.
ExcluirJá entrei com recurso nesta questão... certeza que anula!
Excluiracertei 14 de atualidades e 25 de suficiencia, já portugues devo ter acertado umas 20, será se pego uma das 40 vagas???
ResponderExcluireu fiz 13 atual., 23 port., 21 legisl. Será que passo?
ResponderExcluirPassa sim, prá passar são 35...
Excluir50 por cento...
corrigi a minha e na correção parcial acertei 55, será se entro também? vamos fazer um post aqui no blog com as notas após o gabarito para termos noção da classificação!!!
ResponderExcluirPORTUGUES 24
ResponderExcluirLEGISLAÇÃO 24
ATUALIDADE 11
ACREDITO QUE FUI BEM. SE PASSAR DAREI GRAÇAS A DEUS, MAS ESPERO NÃO ENCONTRAR UMA PROVA MAL ELABORADA COMO ESSA NUNCA MAIS NA MINHA VIDA. ATÉ ENVERGONHA A GENTE. ESTÃO ACHANDO QUE POLICIAL É BURRO???
se for verdade vai ser o 01!
Excluirquem tem ai o gab preliminar? posta ae!
ResponderExcluirihhhh só 47 rodei, o jeito é sair CB juruna!
ResponderExcluirMajor gostaria que se fosse possível o Senhor analisasse o meu comentário e respondesse.
ResponderExcluirA questão nº 69 dizia no enunciado: considere e analise as seguintes providências que o oficial responsável por comando, direção ou chefia, ou aquele que o substitua ou esteja de dia, de serviço ou de quarto, deverá, se possível, tomar logo que tiver conhecimento da prática de infração penal militar. Depois perguntava quais estavam apenas corretas, sendo que tinha o item I, II, III, IV, V e VI para analisar.
No entanto de acordo com o codigo processo penal militar no artigo 10, paragrafo 2º e artigo 12, letras a, b, c, d estão corretas os itens I, II, III e IV da prova, porém não tem nenhuma opção de resposta na prova com essa sequencia, logo não tem nenhuma resposta que encaixe, e na minha opinião tem que ser anulada.
Não tem resposta mesmo!!!Deve ser anulada.
ExcluirPelas minhas contas acertei 61!!! alguém sabe de casa ou kitinet para alugar próximo ao cefap??? vou ter que levar minha familia pra cg, sou de ipezal e tenho 5 filhos, não consigo ficar longe das crianças!!!
ResponderExcluirÉh, pelo visto o jeito vou ter começar a vender cachorro quente na feira central nas horas de folga para complementar a renda, sem aumento e acertando apenas 29 questões não dá nem pra ser jogador de futebol!!!
ResponderExcluirmas fique tranquilo, que tem um monteee de colega aí que no concurso de oficial disse que tinha acertado tudo e mais um pouco e nem foi chamado pro físico.. são os espertões... mas com essa note realmente não vai dar! mas a média não vai ficar alta!!!!!
ExcluirÉ lamentável, pois o que caiu a respeito do CPPM diz respeito a parte concernente aos oficiais. O que caiu da Lei Maria da Penha, bem como a Lei dos Crimes Ambientais é parte da aplicação da lei atinente ao juiz de direito. O que aconteceu é que a área de autuação do cabo e do soldado ficou esquecida. Parece que é mais importante saber a lei de acesso a informação que saber de assuntos mais pertinentes a nossa atividade fim... Desse jeito não há nem por que exigir muito das praças que estão atuando na rua, pois é dado muito mais valor às coisas que em comparação com exercício da atividade de segurança pública são quase que fúteis....
ResponderExcluirse todas essas indagações forem verídicas, com certeza terá, por baixo, umas 10 questões anuladas, principalmente devido aos erros e a mau elaboração das questões. Um exemplo é a questão nº62 que pede a INCORRETA e me parece q só tem corretas, me corrijam se eu estiver errado!
ResponderExcluiré verdade...na Q.62,todas estão corretas de acordo com o Art.7º do Estatuto. Porém, a letra 'e' está incompleta-mas sem tem dados incorretos-e eles podem considerar essa como resposta...
Excluiro que acontece é que a letra "E" está de acordo apenas com o paragrafo 3º do Art. 7º, e a letra "B" está combinando os parágrafos 3º e 4º do Art. 7º, portanto a letra "E" não está incompleta, logo todas as alternativas estão corretas. Na questão pede a incorreta e não tem incorreta na questão! Tem q ser anulada!!!
Excluirsão praticamente sinônimos, essa questão deveria ter caído em português, na parte de semântica já que é assim!!
ExcluirSegundo a LC nº 127/08:
ExcluirArt. 2º Para efeito de aplicação desta Lei, serão observadas as seguintes interpretações para as expressões abaixo:
I - subsídio: é a parcela única devida aos servidores das carreiras Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, sobre a qual é vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória, nos termos desta Lei;
...
III - remuneração: é o subsídio acrescido das verbas indenizatórias e de eventual parcela constitucional de irredutibilidade;
Ou seja, segundo a lei, não é a mesma coisa. Resposta incorreta: b)
A LC nº127 não esta prevista no edital, logo também deve ser anulada!
ExcluirGostaria de saber a opinião dos colegas sobre a palavra DESAGRADÁVEL da pergunta 14 que segundo a opção de resposta se trata de uma PARASSÍNTESE, porém na minha analise se trata de uma DERIVAÇÃO PREFIXAL-Sufixal, palavras que podem ser retiradas o prefixo ou sufixo e mesmo assim continua tendo sentido. (desagrada ou agradável)
ResponderExcluirTava facil essa prova, apesar das revoltas.
ResponderExcluirPort 24
atual; 13
leg.pm 27
IHUUUU ACERTEI 63 QUESTÕES!!! QUEM FICOU ABAIXO DE 52 PODE ESQUECER, ESTUDA PARA O PRÓXIMO!!!
ResponderExcluirmaj. fugindo um pouco do assunto da prova, o sr. sabe como funciona a questão de promoção na metade do intersticio por conta do claro?? se a administração determina ou deve ser provocada?? obrigado
ResponderExcluirTEM GENTE MUITO INTELIGENTE AI; OU SERA MUITO MENTIROSA!!
ResponderExcluirMajor me tire uma dúvida na questão 52 de acordo com o gabarito a alternativa correta seria a B afirmativas II,III e IV, mas a afirmativa II diz que o contran os órgãos PRF e PM compõe o sistema nacional de transito, sendo assim a afirmativa III estaria errada pois, diz que o contran não possui representante da policia militar, sendo a única alternativa restante a alternativa E que seria II e V, pois a afirmativa V está correta pois são as CETRAN que estabelecem as diretrizes da JARI, O senhor entende que caberia anulação da questão?
ResponderExcluirNAO PERCA TEMPO MEU AMIGO, VAMOS RECORRER; QUANTO MAIS RECURSOS MELHOR.
ExcluirAmigo, uma fala do Sistema Nacional de Trânsito, a outra fala do Contran que faz parte dele e realmente não possui representante da PM, está correta essa, infelizmente...
Excluiresse povo que quando a pessoa quer entrar contra a questão fica tirando a pila é por que acertou amigo se vc acha q esta errada entra e deixa a banca julgar
ExcluirQUESTÃO 68= item III que apresenta a seguinte redação “É proibido a diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil.”, tal item cita o inciso XXX do artigo 7º Capítulo II Dos Direitos Sociais da da CF de 1988, este artigo por sua vez não consta do rol das matérias do edital n. 1/2013/SAD/SEJUSP/PM3/PMMS, parte de Suficiência Policial Militar.
ResponderExcluirNAO PERCA TEMPO MEU AMIGO, VAMOS RECORRER; QUANTO MAIS RECURSOS MELHOR.
Excluirisso msm amigo esse artigo nao consta no edital tbem irei fazer meu recurso contra essa e outras varias que estão fora do edital
ExcluirAí...Marcelo eu também, achei esse erro na questão e já fiz o recurso na internet, vamos fazer, quanto mais recursos fundamentados, maiores as chances de anularem as questões.
ResponderExcluirQUEM ARRISCA UM PALPITE PARA A NOTA MINIMA PARA ESTAR DENTRO???
ResponderExcluiracredito que a nota de corte seja 48.
Excluirquem fez recurso manda no blog...
ResponderExcluirArrisco o corte em 48 pelo menos prá entrar nos 120 convocados(3x). Na vaga dos 40 arrisco de 50 prá cima.
ResponderExcluirAqui em Dourados mais de 15 pessoas acertaram acima de 57 questões, dois acertaram 64 e 01 acertou 65 ... vamos esperar o resultado final. Parabéns ao pessoal de Dourados, até que enfim o interior foi bem.
ResponderExcluirSó se Dourados tinha o gabarito pra decorar antes da prova. Impossível prever e ter acerto acima de 80%. VLW
Excluir65.pago pra ver!!! é o primeiro então do concurso!
Excluirvou pedir transferencia pra dourados, pra estudar com os caras super inteligentes, quem sabe passo no próximo!!!
ExcluirO engraçado é q falei com dois amigos meus de Dourados e eles disseram que os que fizeram mais ai acertaram 57 e 55 questões e os demais entre 38 e 45 ...agora 15 acertarem 57 coloca o nome de pelo menos 3 deles ai p consultarmos o espelho do gabarito no site do concurso
ExcluirParabéns mesmo Dourados, eu só acertei 35... deixa prá próxima.
ResponderExcluirSe houver recurso esse pessoal estão dentro das vagas. Parabéns !!
ResponderExcluirACHO Q CABE RECURSO NAS QUESTOES: 25,62,63,67 E 68; JA FIZ OS RECURSOS, ENCONTREI FALHA EM TODAS. VAMOS LA PESSOAL, PESQUISEM E FAÇAM RECURSOS.
ResponderExcluirA 62 COM CERTEZA ESTÁ ERRADO O GABARITO POIS NA LC 053 QUEM FICAR AGREGADO AO RESPCTIVO QUADRO É O MILITAR CONVOCADO SOMENTE. OU SEJA A RESPOSTA SERIA LETRA A E NÃO A LETRA B QUE É A MAIS CORRETA.
ExcluirTodas as alternativas da 62 estão corretas. Também entrei com recurso.
ExcluirA letra b) diz subsídio e na lei está remuneração. Sabemos que embora para os meros mortais isso seja a mesma coisa, para nós militares são coisas distintas, logo, tanto a letra a) quanto a b) estão incorretas, ou seja, possui duas alternativas para a mesma questão.
ExcluirQUANTO TEMPO LEVA PARA JULGAR OS RECURSOS, ALGUEM SABE???????
ResponderExcluirQUESTÃO 10= A alternativa correta é CITAÇÃO DIRETA e não discurso direto, pois:
ResponderExcluirO discurso é direto quando são as personagens que falam. As falas do personagem-narrador são interrompidas na narrativa, põe-se então em cena as falas cedendo-lhes a palavra, REPRODUZIDAS INTEGRALMENTE E INTRODUZIDAS POR TRAVESSÃO.
No discurso direto existe a característica da reprodução fiel da fala do personagem.
No discurso direto, a fala do personagem é, via de regra, acompanhada por um verbo de elocução, seguido de dois-pontos. Verbo de elocução é o verbo que indica a fala do personagem: dizer, falar, responder, indagar, perguntar, retrucar, afirmar, etc.
Concordo contigo
ExcluirColega, na questão 10, se a questão diz respeito às aspas, como sinal de pontuação, qualquer tipo de citação vai entre aspas. Já, se disser respeito apenas ao conteúdo das aspas (citação e discurso) tal não foi exigido pelo edital, uma vez que diz respeito à matéria de redação ou texo. A única coisa que o edital menciona de texto é coesão e coerência textual..mais uma que não se encontra no edital.
ExcluirDiscurso direto seria cm travessão
Excluireu disse citação
ExcluirNão lembro que número é a questão mais é a que se refere ao novo acordo ortográfico (ifem), tanto a palavra guarda chuva como interlocucão são escritas sem o emprego do ifem, portanto ha duas erradas.Ou eu estou errado?
ResponderExcluirO certo é HÍFEN. GUARDA-CHUVA: Usa-se hífen nas palavras compostas comuns, sem preposições, quando o primeiro elemento for substantivo, adjetivo, verbo ou numeral. INTERLOCUÇÃO: Com os prefixos HIPER, INTER e SUPER, só haverá hífen se a palavra seguinte começar por “h” ou “r” (essa regra não foi alterada).
ExcluirPOR GENTILEZA, MAJ. OU ALGUM AMIGO DO BLOG, PODERIA ME DIZER EM QUE LEI DO EDITAL É TRATADO O ASSUNTO DA QUESTÃO 61 ( CONCESSÃO DE AJUDA DE CURSO )???
ResponderExcluirO edital cobrou a LC 053 e suas alterações, mas perceba que na LC 127 seu texto vai alterar o estatuto apenas do art 31 para frente, ou seja, o assunto diária e ajuda de custo estão prevista em art da LC 127 que não influenciaram no estatuto (estão antes do art 31). Vejo que ocorreu um engano de quem confeccionou a prova, pois cobraram assuntos que estavam exclusivo na LC 127 que não estava previsto no edital.
ExcluirQUESTÃO Nº 42 - Na assertiva I que diz: “A lei penal brasileira prevê cinco tipos de prisão: temporária, preventiva, em flagrante, para execução de pena e civil do não pagador de pensão alimentícia”. Tal assertiva encontra-se correta, pois o Manual do Operador de Segurança Pública traz essas previsões em seu texto na pág. 305. Porém no manual diz que além desses cinco tipos de prisão existe mais uma, totalizando seis, que é a prisão preventiva para fins de extradição civil. No entanto, houve uma má elaboração na formulação da assertiva I, pois deveria trazer em seu texto, como exemplo, o seguinte:
ResponderExcluir“ A lei penal brasileira prevê APENAS cinco tipos de prisão: ...” ou
“A lei penal brasileira prevê SOMENTE cinco tipos de prisão: ...”.
Como não foram usadas as expressões “APENAS” ou “SOMENTE” a assertiva I torna-se uma verdade, uma afirmativa correta, pois realmente são previstos aqueles tipos de prisões no Manual do Operador de Segurança Pública e na lei penal brasileira. Diante da situação a resposta correta seria então V-V-F-F, não tendo alternativa correspondente. Pelo exposto, peço a anulação da questão.
Vou copiar essa ai e mandar tem problema naum né companheiro?
ExcluirMAJ. O brigado por ter esclarecido minha dúvida na questão 61 – que tratou da LC 127, ocorre que ao meu ver, Maj. O mesmo ERRO também aconteceu na questão 67, pois a resposta apresentada pelo gabarito, opções IV e V – como corretas, são respectivamente Art. 14, § 4 e Art. 16,I da LC 127, lei complementar essa, que não constou do edital do presente concurso. E portanto deve que ser ANULADA.
ResponderExcluirA questão em tela é de matéria não exigida no edital - ANEXO I AO EDITAL n. 1/SAD/SEJUSP/PMS/PMMS/2013 - Conteúdo Programático. Tendo em vista que as afirmativas da questão estão previstas integralmente apenas na Lei Complementar nº 127, de 15 de maio de 2008 (publicado no DO nº 7.214 de 16 de maio de 2008), em seu Art.16.
ResponderExcluirO edital prevê: “f) Do estatuto da PMMS - Lei Complementar n. 53 de 30 de agosto de 1990 e suas alterações”, onde suas alterações indica o texto modificado na sua própria estrutura, ou seja, na estrutura da LC nº 053/90.
Solicito o cancelamento da questão, haja vista a não previsão da matéria em edital.
Lei Complementar nº 127, de 15 de maio de 2008 (publicado no DO nº 7.214 de 16 de maio de 2008),
"Art. 16. Não será devida diária quando:
I - a distância entre a localidade de origem e a de destino for igual ou inferior a vinte quilômetros;
II - a movimentação do militar estadual tiver por finalidade a mudança da sede de exercício e ou de residência;
III - o deslocamento for para a participação em curso que assegure a concessão de ajuda de curso;
IV - as despesas de hospedagem, alimentação e locomoção urbana forem atendidas por terceiros ou por outros meios da administração pública."
Um PM questionou essa questão com um certo oficial, e ele disse que no Edital estava escrito: A LC 53 e suas alterações. Fiquei abismado, pq os artigos da LC 127 que alteram, revogam e acrescentam artigos na LC 053 são apenas os de n. 31, 38 e 39. O restante da LC 127 trata de assunto diverso. Isso pode ser claramente visto quando a LC 053 é consultada no site ms.gov.br, mas se a opinião do oficial valer, estamos lascados mesmo. Isso é como Emenda Constitucional, altera a Constituição Federal mas dá outros provimentos que não a alteram. Difícil pra algumas pessoas entenderem isso, né??? Tão simples!
ExcluirOs artigos anteriores ao 31 da LC 127 não alteram o estatuto, são assuntos novos...logo não poderiam ser cobrados pq não estavam no edital!!!
ExcluirParabéns DOM "Ó" vulgo PITOCO, Jaraguari agora vai ter mais um sargento.Com 64 questões ninguém te segura!!!!!!!!
ResponderExcluir64 de 70 ? bah...
ResponderExcluirnem com o gabarito na mão alguem acertaria 64 questoes.
ResponderExcluirTEM QUE ANULAR 8 QUESTÕES DA PROVA, SENDO ELAS MAL ELABORADAS SE DEUS QUISER.
ResponderExcluirQUAL SERÁ A MÉDIA PARA CONCORRER AS 40 VAGAS. ALGUÉM PODE ME DIZER. E SERÁ QUE VAI SER ANULADA ALGUMA QUESTÃO.
ResponderExcluirCom certeza teremos questões anuladas, pois tivemos itens cobrados que não estavam no edital, questões sem opção de respostas, dentre outros erros. Mas acredito que no mínimo umas 5 questões serão anuladas.
ResponderExcluirNo concurso do TJMS do ano passado que também foi organizado por um instituto estadual existiu umas 15 questões mal formuladas, mas somente 5 foram anuladas, ou seja, o candidato além do estudo tem que torcer que elaborem corretamente as questões.
Major... qual seria a alternativa cabível, se não forem aceitos meus recursos?
ExcluirMJ DA UMA OLHADA NA QUESTAO 62 E VERIFICA SE NAO TEM ERRO NELA. POIS O MILITAR DA RESERVA Q VOLTAR COMO CONVOCADO FICA AGREGADO E EH PROMOVIDO POR BRAVURA E POST MORTEN NEH..DA UMA OLHADA POR. FAVOR.
ExcluirQual seria o erro?
ExcluirOlhem no e-mail de vocês..
ResponderExcluirGOVERNO DO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE ADMINISTRAÇÃO
CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS/DETRAN-MS
DETRAN??? Pensei que tinha feito concurso para sargento PM...
É pra acaba com o Piqui do Goiás, eu também tava achando , que tinha feito prova pro cfs e não para vistoriar carro..................., quando eu penso que já vi tudo , sempre tem mais uma pérola llllll
ResponderExcluiré meu amigo, acho que vamos ter que cuidar dos carros no pátio do detran...
ResponderExcluirAlguem sabe dizer quando sai o gabarito oficial?
ResponderExcluirPelo nível de dificuldade e por a prova estar muito mal elaborada, acredito que 45 questões será a nota de corte dos quarenta primeiros, isso contando com as que vão cancelar e o 01 passará com 55 ou 56, também já contando com as que vão cancelar. rs..acredito nisso...margem de erro pra menos.
ResponderExcluirDEUS te ouça irmão, DEUS te ouça, estou torcendo para isso.
ExcluirEu tbm
ExcluirAlguem sabe informar quando sai o gabarito oficial?
ResponderExcluirBem, isso digo se, por acaso, não tenha vazado questões né!
ResponderExcluirNo 7 BPM (na sua área )acima de 40 questões teve uns 18 PMs e nao teve acima de 50 Questões / No 11 BPM (na sua area) teve acima de 40 qts uns 12 e uns 2 PMs acima de 50 qts .....Alguém sabe de outros batalhões???? Vamos divulgar por áreas.....
ResponderExcluirTinha que aumentar essas vagas, é muito pouco, uma galera ficou nos 40 e poucos, a briga vai ser feia e será resolvida apenas com o gabarito final, isso se tiver como as pessoas querem(pelo menos umas 4 anuladas), se não, é justiça contra o gabarito e aí quero ver até onde vai ;D
ExcluirPelo que vejo é assim, vários reprovaram, vários fizeram menos de 40, vários fizeram de 40 a 48 e poucos fizeram de 50 prá cima. Por enquanto garantido mesmo só os acima de 50... Apesar que acho que a média de corte será nos 40 e poucos pelo andar da carruagem, DEUS ajude ;D
SERÁ QUE ALGUÉM ENTROU COM RECURSO NA QUESTÃO 45, ONDE NA PROVA DIZ QUE A PENA SERA AUMENTADA AO TRIPLO PARA O AGENTE QUE MATAR,...SE O CRIME DECORRE DO EXERCÍCIO DA CAÇA PROFISSIONAL, E NA LEI AMBIENTAL DIZ A PENA É AUMENTADA ATÉ O TRIPLO, ONDE HA UM ERRO NA PROVA AFIRMANDO QUE SERA E NA LEI DIZ QUE PODERÁ. NA MINHA OPINIÃO ACHO QUE CABERIA RECURSO.
ResponderExcluirPelo que pesquisei ninguém entrou com recurso nessa amigo, agora já era. Abraço.
ExcluirMas amigo, a única vez que aparece a palavra "triplicada" na Lei Ambiental é quanto à caça profissional. Mesmo quem entrar com recurso, tem pouquíssima chance desta questão ser cancelada. Um será ou um poderá não fará a banca recuar, pelo menos penso assim...
ExcluirPessoal, nunca erro..a galera ta contando cm as canceladas. A nota de corte,ficará nos 47 e a nota dos cinco primeiros, no máximo, em torno de 55 a 56...Mas isso contando com as canceladas..rs
ResponderExcluirEntão quem fez acima de 40 pode ficar na expectativa que tem grande chance, mas sem contar as canceladas né, é lógico.
ResponderExcluirPessoal, o que acontece na questão 24 é simples. Antes de numeral não ocorre crase mesmo, com exceção de horas ok. Porém a expressão "à distância de" está subentendida como nos exemplos: frango à passarinho e fui à 13 de novembro. O que acontece aí é simples, a expressão "à moda de" e a palavra rua estão subentendidas. Um exemplo claro pra perceber isso é o seguinte, a placa quer dizer que a lombada está à distância de 100 metros e não que a lombada está aos 100 metros, ou que a lombada está ao um metro. Na verdade, a lombada etá à distância de um metro. Note que o exemplo de um metro fica mais claro...Acho que eles não anulam essa não,porque é muito pra cabecinha de quem fez essa prova.
ResponderExcluircorreta seria letra e na 24 ou anulação.
ResponderExcluirSim, entrei com recurso nela por isso mesmo, mas sem bibliografia eles nem olham e isso não encontrei em livro algum. Estava vendo o edital agora e lá consta que os recursos serão analisados pela SAD ou seja, são um pé no saco, até se você quiser olhar seu cartão resposta você tem que entrar com advogado...
Excluirow meu amigo! no site do concurso, na área do candidato , vc consegue visualizar seu cartão resposta. precisa de advogado não. flw
ExcluirOpa, melhorou então :D Maravilha, dessa não sabia, muito obrigado :)
ExcluirBEM CONVERSINHA vc mesmo heim bixo. Adianta mais chorar não. Só rezar...Boa sorte!!!!
ExcluirNem adianta questionar, antes de numeral não se usa crase.
ExcluirAcho que vou ser Cabo juruna mesmo.
ResponderExcluirSD ARAUJO, quanto a questão 24, sugiro que vc acesse o blog que segue abaixo para esclarecer sua dúvida, de que nesse caso realmente não ocorre crase.
ResponderExcluirhttp://www.naotemcrase.com/2010/08/obras-500-metros.html
É questão de tempo para colocarem esse exemplo em gramáticas. Mas já to adiantando para aqueles que gostam da lingua portuguesa e tentam entendê-la, pois quando pegarem uma prova bem elaborada, podem se surpreender. Saber que antes de numeral não tem crase, qualquer um decoreba sabe, todavia não é o que acontece nessa questão.
ResponderExcluir