domingo, 27 de junho de 2010

RESPONDA
TENHO CERTEZA QUE NINGUÉM VAI ACERTAR AS 05 QUESTÕES


01) O cargo de comandante geral da PMMS é uma escolha livre do Governador do Estado. Marque a altenativa que expressa corretamente o requisito de escolha que deverá ser observada pelo Governador.

a) deverá escolher entre qualquer oficial.
b) deverá escolher entre qualquer oficial do último posto.
c) deverá escolher entre qualquer oficial do último posto do QOPM.
d) deverá escolher entre qualquer oficial do último posto do QOPM, mas que seja da ativa.
e) deverá  escolher entre os policiais militares.

02) Marque a alternativa que expressa corretamente a denominação para fins legais do policial militar.
a) servidor público federal
b) servidor público estadual
c) servidor público
d) servidor público militar federal
e) servidor público militar estadual.

03) Marque a altenativa correta.
a) O inativo quando convocado para o serviço ativo ainda é considerado inativo.
b) O policial militar da reserva convocado para o serviço ativo ainda é considerado inativo.
c) O policial militar da reserva convocado para o serviço ativo é considerado na ativa.
d) O policial militar reformado pode ser convocado.
e) nda

04)  Marque a altenativa correta.
a) O militar da reserva convocado para o serviço ativo não tem direito a promoção.
b) O militar da reserva convocado para o serviço ativo tem direito a qualquer promoção.
c) A promoção post mortem e bravura são aquelas que o militar da reserva convocado apenas poderá ter direito.
d) O militar da reserva convocado para o serviço ativo tem o direito de receber uma parcela indenizatória no valor de 15% de seu subsídio.
e) O inativo não pode ser convocado.

05) Marque a alternativa correta.
a) O quadro de praças especialista é o de maior precedência.
b) O quadro de praças de saúde foi extinto.
c) O quadro de praças de saúde é o de menor precedência.
d) Existem apenas dois quadros de praças na PMMS.
e) nda 




9 comentários:

  1. ola gostaria de obter o gabarito ou saber como faço para encontra lo, pois procurei e não consegui achar.. muito obrigada eder gean

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber qual a diferença dos Policiais Militares convocados, designados e CVMRR? Mais uma pergunta? Em que situação um Policial Reformado poderá ser convocado?

    ResponderExcluir
  3. Por que o Quadro de Saúde das Praças não consta no Decreto 10.767, DE 9 DE MAIO DE 2002? Dá a impressão que ele realmente foi extinto.

    ResponderExcluir
  4. O DECRETO TEM A FUNÇÃO DE APENAS REGULAMENTAR O QUE ESTÁ PREVISTO NA LEI COMPLEMENTAR 053 (ESTATUTO), POIS ESTÁ ÚLTIMA É HIERARQUICAMENTE MAIOR, LOGO SE O LEGISLADOR QUISESSE ACABAR COM O QUADRO DE PRAÇA SAÚDE DEVERIA TER FEITO POR OUTRA LEI COMPLEMENTAR. O DECRETO APENAS RETIROU AS VAGAS QUE ERAM PREVISTAS NESTE QUADRO, OU SEJA, HÁ O QUADRO MAS NÃO HÁ VAGAS. ENTENDEU???

    ResponderExcluir
  5. CONVOCAÇÃO = É OBRIGADO NAS SEGUINTES SITUAÇÕES, em caráter temporário, para atender a necessidade da corporação em caso de grave perturbação da ordem, em estado de guerra, de sítio ou de defesa, para atender a Justiça Militar ou para exercer cargo em comissão ou função de direção e assessoramento superior. O oficial da reserva remunerada será convocado para o serviço ativo para compor o Conselho de Justificação, o Conselho Especial de Justiça, ser encarregado de Inquérito Policial-Militar ou ser incumbido de outros procedimentos administrativos na falta de oficial da ativa em situação hierárquica, compatível com a do oficial envolvido.

    DESIGNAÇÃO = VOLUNTÁRIO, mediante reaproveitamento de praças para exercer funções operacionais ou de defesa civil, por meio da aceitação voluntária e expressa do designado.

    CORPO VOLUNTÁRIO (CVMRR) - POSSIBILIDADE DE RETORNAR PARA O SERVIÇO ATIVO PARA EXERCER ATIVIDADE POLICIAL MILITAR, SERIA EM TESE UMA REGULAMENTAÇÃO DO CONCEITO DESIGNADO, ESTENDENDO A VONLUNTARIADO AO OFICIAL. A POSSIBILIDADE DE SER VONLUTÁRIO PODE SER APENAS AOS MILITARES DA RESERVA, NÃO INCLUI OS REFORMADOS. LEI COMPLEMENTAR Nº 132, DE 12 DE JANEIRO DE 2009.

    ResponderExcluir
  6. O Policial que compõe o quadro do Corpo de Voluntários da Reserva Remunerada, encontra-se na situação "na ativa"? Em igualdade de Posto ou Graduação o PM da ativa têm precedência sob o CVMRR (já que ele não se encaixa na definição de convocado e o § 6° do Art. 16 da LC 053 diz que: Em igualdade de posto ou graduação, os policiais-militares de carreira da ativa e os da reserva remunerada que estiverem "convocados" é definida pelo tempo de efetivo serviço no posto ou graduação)? Caso contrário o CVMRR mesmo no sv ativo não teria precedência sob o militar de carreira da ativa se considerássemos o § 7º do mesmo artigo, quando diz: Em igualdade de posto ou graduação, os militares da ativa têm precedência sobre os que estão na inatividade.

    Desde já, agradeço por sanar tal dúvida.

    ResponderExcluir
  7. Eu entendo que os militares do programa CVMRR estão enquadrados na situação do §7º do art 16 do estatudo, pois eles pertencem a um programa de voluntários dos militares da reserva (lei complementar 132/09)e a lei menciona corpo de voluntários da reserva remunerada q prestam serviço no servico ativo, diferente dos militares do §6 do mesmo artigo que tem sua situação de convocado do item I do art 7º do estatuto.

    ResponderExcluir
  8. Hoje me surgiu uma dúvida, hierarquicamente falando um pm em igualdade de posto ou graduação, sendo um da ativa e outro designado, qual deles teria precedência hierárquica?

    ResponderExcluir