sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

DIREITO PENAL MILITAR


Marque V para as alternativas verdadeiras ou F para as falsas.

  1. ( v ) O Direito Penal Militar adquiriu vida própria nos primeiros povos da civilização, tais como: Macedônia, Índia, Atenas, etc...
  2.  ( f ) O Direito Penal Militar perdeu seu caráter feudal com a Revolução Industrial.
  3. ( f ) O atual código penal militar foi criado por Dom João VI, sendo apenas atualizado até está data.
  4.  ( v ) Dom João VI organizou a Justiça Militar brasileira criando legislações próprias.
  5.  ( v ) Na fase dos Reis se caracterizou-se pela concentração das decisões da Justiça Militar no rei.
  6. (  f  ) A jurisdição da Vara da Justiça Militar Estadual estende-se apenas na capital, sendo que todo o território estadual é de responsabilidade jurisdicional do Tribunal de Justiça.
  7.  ( v ) O Policial Militar que cometer um crime militar contra outro Policial Militar na cidade de Paranaíba/MS deverá ser julgado em Campo Grande/MS, pois a capital é sede da primeira instância da Justiça Militar Estadual.
  8. (  f ) A perda do posto e da patente dos oficiais e a graduação das praças por sentença judicial dos militares estaduais poderá ocorrer em primeira instância.
  9.  (  f  )  O Conselho Permanente de Justiça Estadual é composto por um juiz auditor e por quatro juízes militares, sendo que o primeiro é o presidente.
  10.  (   f   ) Juiz militar era o antigo nome dado ao juiz de direito dos Conselhos de Justiça da Justiça Militar Estadual.
  11. (  f  ) As ações judiciais contra atos disciplinares militares deverão ser julgados pelo comandante geral ou pelo governador do estado.
  12. ( f  ) O Distrito Federal, São Paulo e Rio Grande do Sul tem Tribunal de Justiça Militar.
  13. (  f  ) Fica obrigado aos estados com o efetivo de militares estaduais superior a 20 mil homens criar o Tribunal de Justiça Militar.
  14. (  f   ) O bombeiro militar que serve na cidade de Corumbá/MS deverá acionar a justiça daquela cidade quando impetrar uma ação judicial de ato disciplinar.  
  15. (   v  ) A justiça militar estadual deverá julgar o policial militar que praticar crime doloso contra vida que tenha vítima militar.
  16.  (  f  ) A justiça militar estadual poderá julgar o bombeiro militar que praticar crime doloso contra vida que tenha vítima civil.
  17. (  f   ) A justiça militar estadual não poderá julgar o policial militar que praticar crime culposo contra vida que tenha vítima civil.
  18. (   v    ) A vara da Justiça Militar é composta por dois Conselhos de Justiça.
  19. (  v   ) A Justiça Militar Estadual não pode processar os civis.
  20. (  f   ) O conselho permanente de justiça julga os oficiais.
  21. (  f  ) O conselho justificação é um dos conselhos da Justiça Militar.
  22. ( v   ) O conselho permanente é um dos conselhos da Justiça Militar.
  23. (  f  ) Quando falamos de perda da graduação ou patente, os militares federais tem as mesmas prerrogativas que os estaduais, ou seja, ambos só podem perder a função pública por decisão da 2ª instância.
  24. (  f   ) Toda Comarca do Estado tem uma vara da justiça militar para julgar os crimes militares.
  25. (   v   ) Os processos da justiça militar em que o réu é um civil são julgados apenas pelo juiz de direito.
  26. (   f   ) A praça pode ser juiz militar.
  27. (  f    ) O policial militar que praticar o crime militar de lesão corporal dolosa contra uma vítima civil será julgado na justiça comum.
  28. (  v   ) Roma é o berço do Direito Penal Militar.
  29. (   f   ) O bombeiro militar não comete crime militar.
  30. ( v    ) O militar federal não pode ser processado na justiça militar estadual.

10 comentários:

  1. bom dia. o Sr. Poderia colocar o Gabarito das questões acima

    ResponderExcluir
  2. Visando auxiliar nos estudos o gabarito será postado apenas no sábado, pois a prova será um dia antes e forçará o aluno a pesquisar na apostila para responder

    ResponderExcluir
  3. Existe assédio sexual na justiça militar?

    ResponderExcluir
  4. Não há previsão no código penal militar do crime de assédio sexual, fato que torna a justiça comum a responsável por processar e julgar o militar que cometer essa conduta.

    ResponderExcluir
  5. Respondendo as dúvidas do Edergean: questão 10- Antes da Emenda Constitucional 045/04 o nome do juiz de direito dos conselhos de justiça era juiz auditor e não juiz militar.
    questão 27- Foi apenas para a justiça comum o julgamento dos crimes dolosos contra a vida (homicídio, infanticídio, aborto e instigação ao suicídio)

    ResponderExcluir
  6. Valeu Maj agora entendi, tirando uma duvida houve mudança no decreto das promoçoes para praça Dec 10769 e 10810, pois alterou o art 15 da 053,

    ResponderExcluir
  7. Vou pesquisar se depois das mudanças no estatuto ocorridas no final do ano passado se os decretos que regulamentam as promoções de praça tbm tiveram, mas acho que não.

    ResponderExcluir
  8. Major, na questão 15, os crimes dolosos contra a vida, nao é o tribunal do juri que julga ? Obrigado

    ResponderExcluir
  9. Na questão 15 não será julgado no tribunal de júri pq a vítima é um militar e não um civil, logo o gabarito está correto.

    ResponderExcluir