domingo, 24 de março de 2013

PERGUNTAS RÁPIDAS!!!



01) Determinado policial incorporou no dia 02/07/97, sendo que já sofreu as seguintes punições: foi advertido no dia 05/03/98, foi preso no dia 08/06/98, foi preso no dia 29/12/98, detido novamente em 10/02/99, detido em 05/03/04, preso em 02/03/05, preso em 06/03/05. Marque a alternativa que expressa corretamente a situação comportamental do referido policial na data de 07/03/13.
a) está no comportamento bom.
b) está no comportamento mau.
c) está no comportamento ótimo.
d) está no comportamento insuficiente.
e) está no comportamento excepcional.


02) Em tese, o Policial Militar não comete crime militar quando: 
a) Em acampamento sob administração militar BM.
b) De folga, usa arma da carga para cometer uma lesão corporal contra militar das forças armadas que também está de folga
c) De folga, em área sob administração militar PM agredir um civil.
d) De serviço no policiamento ostensivo PM agredir outro policial militar.
e) nda

03) Analise
I) A Justiça Militar Estadual pode processar os civis.
II) Um policial militar inativo que cometer um crime contra outro inativo será julgados pela sua conduta delituosa na justiça militar.
III) O inquérito policial militar poderá ser dispensado.
IV) No Brasil não há previsão legal para a pena de morte.
V) Todos os crimes no código penal militar são de ação publica condicionada.

a) Apenas a afirmativa I e III estão correta.
b) Apenas a afirmativa II está correta.
c) As afirmativas I, II e III estão incorretas.
d) Todas estão erradas.
e) Apenas a afirmativa III está correta.

04) Marque a alternativa correta.
a) O corregedor da PMMS não tem  poder punitivo sob os policiais militares do CPM.
b) O comandante geral da PMMS tem o poder punitivo disciplinar sob todos os policiais militares.
c) O comandante do CPM tem o poder punitivo disciplinar sob os policiais militares do CPI.
d) O governador do estado não tem poder punitivo sob os policiais militares.
e) nda

05) Marque a alternativa correta.
a) O quadro de praças especialista é o de maior precedência.
b) O quadro de praças de saúde foi extinto.
c) O quadro de saúde é  previsto apenas na carreira de oficiais.
d) Não existe na PMMS a carreira de tecnologia da informação.
e) nda


AVALIAÇÃO:
05 ACERTOS: TA DENTRO!!
04 ACERTOS: TA NA BRIGA!!
03 ACERTOS: SORTE QUE VEM MAIS CONCURSOS PELA FRENTE!!!
02 ACERTOS: TENTA NA BRAVURA!!!
01 ACERTO: SABIA QUE EXISTE LIVRO!!!
NENHUM ACERTO: .....SEM COMENTÁRIOS.....

38 comentários:

  1. Major, analisando uma questão durante estudo, surgiu uma dúvida na seguinte situação:
    Um militar da ativa, de serviço, comete abuso de autoridade contra um civil.
    1- É crime militar mesmo tendo uma lei específica do crime cometido (Abuso de Autoridade)? Ou ele irá responder por esta lei na justiça comum ?

    ResponderExcluir
  2. Ok, Já sanei a Dúvida!!!

    STJ Súmula nº 172 - 23/10/1996 - DJ 31.10.1996
    Competência - Militar - Abuso de Autoridade - Processo e Julgamento
    Compete à Justiça Comum processar e julgar militar por crime de abuso de autoridade, ainda que praticado em serviço.

    ResponderExcluir

  3. CUIDADO PESSOAL !!!!

    CRIMES NÃO PREVISTOS NO CÓDIGO PENAL MILITAR NUNCA SERÃO CRIMES MILITARES, CONFORME O ART 9º DO CPM, INCISO II (TEM QUE ESTÁ PREVISTO)

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Major, na questao 01, quando diz: preso em... eu considero a data como sendo o final do cumprimento da pena? Teria como postar o gabarito tb? Grata.

    ResponderExcluir
  5. Vejamos o Art. 54. do RDPM:
    a contagem de tempo para a melhoria de comportamento, que é automática, decorridos os prazos estabelecidos no art. 52, começa a partir da data em que se encerra o cumprimento da punição.

    ResponderExcluir
  6. Major! O senhor poderia postar o gabarito? ajudaria muito nos nossos estudos...

    ResponderExcluir
  7. 1º faltou uma elaboração coesa da questão, existe divergências na questão de nº 03, onde as alternativas II, pois tem que ser um crime militar definido em lei p/ que o processo e julgamento seja competência pela Justiça Militar estadual no caso em comento.E o exercício não traz uma clareza p/ elucidação do problema, no tópico III desde que o Membro do MP tenha indícios suficientes de autoria e materialidade poderá propor a ação penal, podendo ser então dispensado o IP ou IPM. acredito que só o item III esteja correto.

    ResponderExcluir
  8. BOA NOITE MAJOR...POSTA O GABARITO P NOS.

    ResponderExcluir
  9. a questão acho teríamos que saber o prazo de encerramento da punição para assim poder realizar a contagem a partir a contagem a partir desta data sendo o prazo máximo de 30 dias sua punição se encerraria em 05.04.2013, porém a praça não estaria com 8 anos fechado p/ o comportamento excepcional, pois analisa sua ficha a data 07.03.2013 faltaria alguns dias p/ o complemento dos 8 anos de efetivo serviço sem punições tendo em sua ficha uma prisão equivalente a 2 detenções, ultrapassando assim o limite p/ o comportamento ótimo e estaria prevalendo no bom até a data de 05.04.13, o qual consequentemente, passaria a figurar no comportamento excepcional, caso não obtivesse mais uma prisão. acredito ser a resposta comportamento bom.

    ResponderExcluir
  10. entendo que a resposta da questão 2 é a letra B, pois o militar estadual só comete crime militar na hipótese que seja militar estadual contra militar estadual definido em lei, o que não ocorre no caso apresentado, por se tratar de militar das forças armadas. então não sendo competência de processo e julgamento da justiça militar estadual.

    ResponderExcluir
  11. questão 4 letra B.
    questão 5 letra E.

    ResponderExcluir
  12. Respostas
    1. não entendi a primeira major conforme o gabarito que o sr passou falando da primeira que é letra E sendo que na resposta é excepcional oras ele foi preso duas vezes num periodo de menos de um ano isso o comportamento dele já estaria no insuficiente

      Excluir
    2. major eu to achando que o gabarito esta todos errados

      Excluir
    3. Olá,
      O comportamento do exercício 01 é excepcional, pois o policial militar não tem nenhuma punição disciplinar nos últimos 8 anos de efetivo serviço, logo alternativa E.

      Excluir
  13. COMENTÁRIOS: QUESTÃO 01- Se no exercício tiver apenas mencionando a data da punição, faça a classificação baseada por ela, diferente se mencionar os dias de sanção ou término de cumprimento desta....situações que servirão de referência para reclassificação do comportamento.

    ResponderExcluir
  14. COMENTÁRIOS QUESTÃO 02- O militar estadual apenas cometerá crime militar QUANDO DE FOLGA nas seguintes hipóteses: I)- quando praticar um crime contar outro militar da mesma situação que a sua (do serviço ativo); II) quando praticar um crime em local sob administração militar; III) quando praticar um crime contra adm militar ou ordem adm militar.
    obs: lembrando que os crimes que ele praticar tem que está previsto no código penal militar, pois se praticar o crime que não esteja tipificado no CPM mesmo as regras acimas não serão aplicada, logo o crime será COMUM. Lembrando 02 considera-se crime militar entre militares quando ambos pertencerem a mesma força, ou seja, militar estadual x militar federal não prevalece o conceito de crime entre militares!!

    ResponderExcluir
  15. Nao concordei com a resposta da 4, pra mim a certa é letra B, podeira me esclarecer essa duvida?

    ResponderExcluir
  16. acabei de ler aqui amigão carlos,tem uma súmula do STJ 172 Compete a justiça comum processar e julgar militar por crime de abuso de autoridade,ainda que praticado em serviço. Acho que é diferente de abuso de poder,nao é mesmo Major

    ResponderExcluir
  17. major,nao entendo nada de crime militar.sei que tem crimes propios e impropios,ambos o PM sujeito a eles.e ai como fica isso? eu de folga brigar com outro na mesma situação? é dificil uma briga que não de lesão. e ai?

    ResponderExcluir
  18. Eu também fiquei na dúvida sobre a questão 4. onde está o erro ? eu coloquei a "B". por que não é esta a correta?

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. COMENTÁRIO QUESTÃO 04: O comandante geral da PMMS tem poder punitivo somente em relação aos policiais militares que estão sob seu comando, logo aqueles agregados em outros órgãos não estão sujeitos ao poder punitivo do cmt geral. Somente o Governado e o Seg de Seg Pública tem o poder punitivo a todos os integrantes da PMMS.
    vide art 10 do RDPM.

    ResponderExcluir
  21. MAJOR, DESCULPA, MAS NÃO LEMBRO DE TER LIDO SOBRE A CARREIRA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA LEI....QUESTÃO 5. PODE ME ESCLARECER? OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  22. Aprenda definir crime militar: http://www.francoalan.blogspot.com.br/2012/09/definicao-de-crime-militar-art-9-do-cpm.html

    ResponderExcluir
  23. CARREIRA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CRIADA EM 15 DE MARÇO DE 2013, VEJA: http://francoalan.blogspot.com.br/2013/03/decreto-13584.html

    ResponderExcluir
  24. engraçado major como um CMT GERAL não tem poder punitivo sob todos policiais militares? conforme o art 64 do RDPM ele tem poder de cancelar todas as punições.Meio contraditório não acha?

    ResponderExcluir
  25. O cara é cmt geral e nao tem poder punitivo a todos os integrantes da PM. Mio contraditório isso.

    ResponderExcluir
  26. acho que este gabarito esta errado.

    questão 04:O comandante geral da PMMS tem o poder punitivo disciplinar sob todos os policiais militares. por favor explique

    ResponderExcluir
  27. COMENTÁRIO QUESTÃO 04: O comandante geral da PMMS tem poder punitivo somente em relação aos policiais militares que estão sob seu comando, logo aqueles agregados em outros órgãos não estão sujeitos ao poder punitivo do cmt geral. Somente o Governado e o Seg de Seg Pública tem o poder punitivo a todos os integrantes da PMMS.
    vide art 10 do RDPM.

    ResponderExcluir
  28. pROFESSOR, MANDA MAIS QUESTÕES!! POR FAVOR!!! ass TADEU

    ResponderExcluir
  29. TC, quanto a questão 4, sobre quem a Corregedoria tem competência de punir? Sobre os seus subordinados? Sobre os comandantes de unidades?
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A corregedoria não tem poder para punir ninguém, pois não está relacionada no art 10 do RDPM.

      Excluir
  30. Sobre a questão 03 item IV. A previsão legal está no artigo 5º inciso XLVII alínea "a" da CF/88 que diz : Não haverá penas ; de morte, salvo em caso de Guerra declarada, nos termos do artigo 84, XIX." Além do art. 55 a do CPM. Poderia explicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A normas que você citou são as previsões legais da pena de morte no Brasil, cumprindo os requisitos das mesmas nosso País passará a vigorá está pena capital, LOGO, existe previsão legal!!

      Excluir
  31. Questão 05
    Quadro Ti, é carreira? será feito processo seletivo interno com provas e títulos. Não haverá promoção por antiguidade tão pouco por tempo de serviço. e no Decreto também não menciona carreira e sim quadro. Confuso em Maj, espero que não caia na prova...

    ResponderExcluir